ANS e Moinhos de Vento realizam encontro sobre indicadores de qualidade hospitalar

Representantes da ANS, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e ANAHP durante encontro em Porto Alegre

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Hospital Moinhos de Vento (HMV) realizaram em Porto Alegre, na última sexta-feira (23/08), o primeiro encontro do projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar. O objetivo foi apresentar o conjunto de indicadores que serão inicialmente aplicados aos 12 hospitais selecionados, distribuídos pelas cinco regiões do País. Além dos representantes dos hospitais participantes, o encontro reuniu profissionais de saúde, gestores e autoridades. 

A iniciativa, desenvolvida pela ANS em parceria com o HMV, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), busca avaliar o desempenho das instituições hospitalares do Brasil por meio de indicadores de qualidade da gestão e da atenção à saúde.  

O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar, abordou  em sua palestra o tema Valor em Saúde. “Para a ANS, a principal diretriz para a adoção de modelo de remuneração baseado em valor é a que tem como foco alcançar bons resultados em saúde para os pacientes com um custo mais acessível tanto para pacientes quanto para os planos de saúde, evitando-se focar somente na simples redução dos gastos”, explicou Rodrigo Aguiar. 

Já a gerente-executiva de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, falou sobre o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss) e sua integração com o Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar. “O Qualiss tem como norte estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde e avaliar o desempenho por meio de indicadores. Desse modo, o projeto em parceria com o HMV irá  ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral”, disse.  

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar



Deixe uma resposta